Leading reinventa Campanha da Comissão Europeia

Leading adapta Campanha “Open Your Mind” da Comissão Europeia para o mundo digital com objetivo de atrair jovens para os setores do têxtil, vestuário, couro e do calçado

 

A campanha “Open Your Mind” é promovida pela Comissão Europeia, através da EASME (Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises) e da DG GROW (Directorate General for Internal Market, Industry, Entreperneurship and SMEs), e implementada em Portugal pela Leading.

 

Após o início da pandemia e devido ao confinamento obrigatório, o calendário de atividades ficou suspenso desde dia 13 de março de 2020. A Leading não baixou os braços e encontro soluções para transformar ações presenciais em eventos digitais. Nessa nova fase, procedemos à substituição de workshops presenciais para apresentação da campanha para a realização de dois webinars, destinados a alunos do 9º ao 12º ano, em idade de decisão das suas carreiras. A conversão para o modelo online permitiu a presença de várias empresas, centros de formação e profissionais do setor, que que o formato físico dificilmente permitiria reunir. Foi também possível chegar a mais participantes, sem a limitação de espaço, tendo-se registado a participação de 200 alunos online.

O projeto “Open Your Mind” visa atrair jovens com menos de 30 anos para setores estratégicos para a economia, como o Têxtil, Vestuário, Curtumes e Calçado. Face ao atual contexto, a campanha mudou-se para o ambiente digital, através de ações que juntaram centenas de alunos.

 

O primeiro webinarteve como oradores Gonçalo Santos da APIC, Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes; José Manuel Castro da MODATEX, Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios; e Paula Gil do CFPIC, Academia Design e Calçado. O segundo webinarteve como intervenientes Ana Sousa, da Vandoma, empresa exportadora de gravatas; Hélder Maias, do Grupo Procalçado, detentora das marcas For Ever/Wock e Lemon Jelly e Hugo Costa, designer de moda. Ambos os eventos foram conduzidos por Paulo Gonçalves, Diretor de Comunicação da APICCAPS, a par do Professor Martinho Oliveira, um dos embaixadores da campanha em Portugal.

 

Após estas iniciativas online, procedemos à fase final do projeto onde o público alvo foram cerca de 10 mil alunos. Através de material escrito como newsletters e redes sociais, o projeto “Open Your Mind” mostra-se ainda mais relevante na atração de jovens com menos de 30 anos para os setores pretendidos. Para além da colaboração dos Institutos Politécnicos de Lisboa e Leiria que enviaram os materiais para os seus respetivos alunos, contámos com a participação da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Neste caso, a disseminação será ao nível do ensino secundário, ensino profissional e a algumas instituições do ensino superior. Para as camadas mais jovens o objetivo é apresentar a campanha, mas sobretudo alertar que existem mais oportunidades nestes setores do que se possa imaginar.

 

A Leading concluí com sucesso a implementação da Campanha em Portugal e ao longo de nove meses o projeto apresentou-se a cerca de 3.000 alunos, de mais de 400 instituições, entre escolas secundárias, escolas profissionais e ensino superior. Para além de Portugal, a campanha foi implementada em mais cinco países europeus – Espanha, Itália, Roménia, Polónia e Alemanha.

keyboard_arrow_left Voltar